A Polimex Bioplásticos é uma startup que desenvolve materiais 100% biodegradáveis, compostáveis e de fontes renováveis, produzidos a partir de insumos agrícolas e resíduos agroindustriais tipicamente brasileiros que são subaproveitados ou descartados em aterros sanitários.
Ela tem o objetivo de diminuir os impactos negativos ao meio ambiente causados pelos plásticos convencionais, incentivando a reeducação ambiental da população por meio do consumo consciente. Seus materiais, em destaque o Plástico Natural Biodegradável (PNG), estão ligados à economia circular, visto que ao final do seu ciclo, eles se transformam em adubo orgânico.
A empresa atua principalmente no setor dos plásticos de uso único e de embalagens, oferecendo uma alternativa sustentável aos tradicionais plásticos petroquímicos. Mesmo diante de um processo mais trabalhoso de produção, o reuso dos resíduos promovem a redução dos custos do PNB, o que torna seu preço competitivo e suas propriedades ainda melhores.
O descarte irregular do plástico comum pode dificultar a decomposição de outros resíduos e, de acordo com a Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública), apenas no Brasil há mais de 3 mil lixões e aterros sanitários irregulares. As expectativas para o futuro do meio ambiente são chocantes, um levantamento da IUCN diz que o plástico é responsável pela morte de 100 mil animais marinhos a cada ano, e estima-se que até 2050 haverá mais plástico nos oceanos do que peixes.
Os produtos da Polimex foram idealizados para que se biodegradem em até 6 meses em um ambiente de compostagem natural – solos férteis, composteiras caseiras – , gerando nutrientes para o solo, o que permite que a Polimex também esteja comprometida em atender as iniciativas da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030). Esta iniciativa visa reverter a degradação dos solos até 2030, restaurar 40% de todas as terras do planeta e, prevenir, interromper e reverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e oceanos.
A Polimex possui uma gama de aplicações de plásticos de uso único. O PNB pode ser utilizado como matéria-prima para a confecção de utensílios como embalagens comuns e alimentícias, canudos, sacolas, filmes, talheres, descartáveis em geral, entre outros. Além disso, a startup proporciona a cada cliente a possibilidade de produzir materiais personalizados, de acordo com a demanda da empresa.
SERVIÇO:
Fonte: https://sindrio.com.br/